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Insônia: Suas causas e consequências – Karina Winck
Autoestima: A aceitação de si mesmo
abril 17, 2019
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Insônia: Suas causas e consequências

A insônia é um distúrbio persistente caracterizado pela dificuldade de adormecer e/ou manter o sono durante toda a noite. Esse transtorno do sono pode ser provocado pelo consumo excessivo de substâncias como nicotina, café e outros estimulantes ou pelo uso de determinados medicamentos. Pode aparecer também se a pessoa tem o costume de comer muito tarde e em grandes quantidades. Porém, na maioria das vezes os casos de insônia têm sua origem em outros problemas como: ansiedade, depressão e estresse.

Pessoas que sofrem de insônia começam o dia já se sentindo cansadas, apresentam fraqueza, dores de cabeça, irritabilidade, mau humor, dificuldade de concentração e memória, além de ter o desempenho no trabalho e nos estudos prejudicados. Isso ocorre devido à falta de um sono reparador, o que causa prejuízo significativo na qualidade de vida da pessoa.

Quando a insônia torna-se crônica aumenta-se o risco de acidentes e de desenvolver transtornos psiquiátricos. Pessoas que não conseguem ter uma boa noite de sono têm seu ritmo biológico alterado, pois permanecer em estado de alerta por longos períodos, torna-se prejudicial para a saúde, levando até mesmo ao prejuízo do convívio social.

Na maioria das vezes esse problema é de fundo psíquico, sendo assim, é fundamental procurar ajuda médica e psicológica, pois existem diversas opções de tratamento, seja medicamentoso ou através de terapias, pois seguir orientações médicas de como manter hábitos saudáveis em relação ao sono serão de fundamental importância, e a terapia poderá ser útil para tratar a causa do distúrbio e não somente seus sintomas, para que consiga ter boas noites de sono e melhorar sua qualidade de vida.

Ficar uma noite ou outra sem dormir não significa que você sofra de insônia, porém quando isso acontece com frequência, é sinal que que algo não está bem, abaixo estão 7  principais características da insônia:

1.Você tem dificuldade em deitar-se e dormir rapidamente, demora mais de uma hora para adormecer.
2. Sua mente está cheia de pensamentos que impedem que você relaxe.
3. Sente-se preocupado e deprimido quando não consegue pegar no sono.
4. Acorda durante a noite e não consegue dormir novamente.
5 . Acorda com sensação de cansaço.
6. Sente-se tenso e irritado ao acordar.
7. Acorda sempre muito cedo.

Se você se identificou com pelo menos 5 dessas características, talvez seja o momento de você buscar ajuda psicológica para que consiga recuperar um padrão de sono saudável.

Karina Winck
Psicóloga Clínica

 

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